Antes de mais nada devemos nos
colocar no lugar de nossos clientes e assim identificar quais fatores nos
desagradam em um atendimento, o que nos impede de finalizar a compra e como
gostamos de ser atendidos.
Ao parar e analisar estas
questões podemos ver o quanto um bom atendimento é importante dentro de uma
empresa e como ele influencia diretamente nas vendas pois muitas vezes deixamos de
realizar uma compra porque não fomos atendidos bem ou não encontramos o produto
por falta de auxílio dos atendentes.
Para garantir que sua empresa
arrase no atendimento e assim consiga garantir clientes ainda mais satisfeitos
separamos algumas dicas:
ATENDA
Parece besteira mas cansamos
de entrar em lojas onde os atendentes nem se quer se aproximam, ao confirmar a
presenta de um cliente na loja levante-se e vá até ele oferecer ajuda para a
escolha do produto.
DEMONSTRE INTERESSE
Mostre para o cliente que você
está disposto a ajudá-lo a encontrar o produto procurado, caso o produto esteja
em falta no momento ofereça outros semelhantes ou até mesmo o informe sobre uma possível
data para reabastecimento.
SORRIA SEMPRE
Um atendente feliz transforma
o atendimento, quando chegamos em uma loja e notamos como o atendente está zangado
ou infeliz dificilmente concluímos a compra ou retornamos ao estabelecimento. Gostamos
de ser bem atendidos e nos sentir queridos dentro da empresa ou em qualquer
lugar, por isso um sorriso no rosto é a garantia de um cliente feliz.
MANTENHA-SE PRESENTE
É desconfortável entrar em uma
loja e perceber uma pessoa lhe vigiando e acompanhando seus paços, mas também não
é legal deixar que o cliente se sinta perdido por falta de alguém para o instrui-lo.
O ideal é encontrar um equilíbrio entre os dois, ter um atendente sempre por
perto para auxiliar, porém sem fazer com que o cliente se sinta pressionado ou desconfortável.
ATENDIMENTO POR TELEFONE
Muitas vezes o atendimento não
é realizado pessoalmente, mas sim por telefone, o que o torna ainda mais difícil.
Devido a distância é necessário ser paciente e compreensivo garantindo que o
cliente consiga entender com clareza os seus comandos garantindo que de forma alguma a ligação termine sem a certeza de que o cliente tenha tirado todas as suas dúvidas.
Garanta um bom atendimento
mostrando ao cliente que você está feliz pela sua presença, ajude no que
precisar e demonstre amizade. Seja um bom ouvinte e entenda suas necessidades e
assim garanta um cliente feliz com a certeza de que retornará futuramente.
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