, , , ,

Melhorando o design com imagens



Olá, caro leitor!

No post de hoje, vamos ensinar algumas dicas de como melhorar o design do seu site com imagens.

QUALIDADE É TUDO
Antes de tudo, é necessário que a imagem que você quer inserir no site tenha uma qualidade boa. Não utilize imagens pequenas ou de baixa resolução, pois isso compromete muito a qualidade gráfica do seu site.
Sabia que a estética do site é um dos fatores decisivos para que um cliente resolva fazer negócio com você? Um site com imagens com baixa resolução poderá causar uma primeira impressão negativa para seus clientes, então é sempre importante utilizar imagens com alta resolução e qualidade superior.
Aqui, iremos lhe orientar em como pesquisar imagens desse tipo.

COMO PESQUISAR IMAGENS EM ALTA RESOLUÇÃO?
Você pode tentar o Google Imagens filtrando a pesquisa por imagens grandes, porém muitos resultados do Google são imagens que possuem Direitos Autorais, e infelizmente você não pode utilizar essas imagens sem autorização. Portanto, não recomendamos utilizar o Google Imagens caso não tenha um conhecimento técnico ou não saiba identificar se uma imagem possui Direitos Autorais ou não.
O método mais rápido e legal de conseguir imagens assim é por bancos de imagens. Porém, a grande maioria deles são pagos, e você precisa comprar o conteúdo de imagens profissionais em alta resolução. O banco de imagens mais popular é o ShutterStock (http://www.shutterstock.com/pt), que possui uma infinidade de imagens temáticas, todas legalizadas e autorizadas para uso.
Você também poderá obter uma autorização para uso pelo próprio autor da imagem, o que é um pouco mais difícil de conseguir. Muitos conteúdos não são nacionais, e há autores pelo mundo inteiro. Talvez seja praticamente impossível conseguir contato com certos autores.
Sendo assim, vamos para a alternativa mais fácil: bancos de imagens que contenham royalty free, ou seja, imagens que são livres para uso. Abaixo, você confere uma lista com vários sites que disponibilizam imagens para uso pessoal e comercial.

- DesignersPics (http://www.designerspics.com)
- ISO Republic (http://isorepublic.com)
- Kaboompics (http://kaboompics.com)
- Pixabay (https://pixabay.com)
- Life of Pix (http://www.lifeofpix.com)

TAMANHOS E FORMATOS
Outro fator muito importante é o formato das imagens. Há dois tipos de formatos: o formato retrato e o formato paisagem. Para simplificar, o formato retrato é aquele que a gente costuma chamar de “foto em pé”, e o formato paisagem é aquele que a gente costuma chamar de “foto deitada”.
Fotos no formato paisagem costumam utilizar a proporção padrão 4x3 (sim, como nas TVs). Essa proporção é mais “quadrada”. Já os banners, costumam ser mais retangulares que uma foto, o que poderá causar alguns erros de formato. Por exemplo: se você inserir uma foto no formato paisagem inteira em um banner retangular, ela provavelmente ficará esticada e perderá qualidade. Isso fica pior ainda se a foto for no formato retrato. Desta forma, será necessário editar a foto, de modo que mostre apenas a área útil (parte da imagem que deve ser aproveitada), para que não haja perca na qualidade. Se for uma imagem em formato retrato e houver muita perda na hora de cortar, recomendamos utilizar outra imagem.

Essa foi a nossa dica de hoje. Caso haja alguma dúvida, entre em contato conosco!


Até a próxima :)
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário